09/05/2013

SUFFOCATION - Despise The Sun EP (1998) [8.5/10]

Desprezando o sol.

É um EP de cinco temazinhos e foi o último trabalho dos Suffocation antes e acabarem. Felizmente regressaram quatro anos depois e têm até então lançado álbuns muito bem recebidos. Em "Despise The Sun" os Suffocation dizem aqui um adeus com regresso de uma forma como muito bem sabem: Brutal. 

Como não podia deixar de ser estes dezasseis minutos são extremamente acelerados e possuidores de uma técnica instrumental indomável. É Technical/Brutal Death Metal duro e pesadíssimo. Além de toda a sonoridade completamente madura e de muita experiência na bagagem, as vocalizações guturais e impiedosas estão também ao mais alto nível.

Tudo está muito bom no que toca a trabalho de estúdio. A produção do aclamado Scott Burns dá ainda um sabor completamente Old School a este curto trabalho dando-lhe ainda mais valor... As guitarras e baixo pujantes estão com uma distorção severamente death, a bateria soa bastante diabólica e quase desumana de tão energética que ela é... E a voz está sem grandes efeitos ou duplicações, tudo como manda a boa lei do Old School Death. 

"Funeral Inception" abre com um "quote" do filme The Usual Suspects e logo de seguida a frase é atropelada por todo o peso descomunal dos Suffocation, com os seus riffs pesadões colados a uma bateria fenomenal. "Devoid of Truth", "Despise The Sun" e "Bloodchurn" à semelhança do primeiro também são temas novos e muito bons, enquanto que o quinto e último tema "Catatonia" é uma regravação de um tema anteriormente editado noutro EP. 

Ainda mais impressionante do que em estúdio são ao vivo estes Suffocation. Tive a sorte de os ver, e esta técnica e peso ao vivo é de fazer o queixo cair... Ou partir.

Sem comentários:

Enviar um comentário