06/06/2013

RAMMSTEIN - Reise Reise (2004) [8/10]

Os alemães carismáticos na sua boa fase.

Embora não tão bom como o anterior "Mutter", "Reise Reise" espelha ainda uma boa fase dos Rammstein, repleta de boas ideias e temas bem constituídos com riffs e estruturas simples mas repletos melodias épicas e conseguidas.

O tema-título "Reise Reise" abre um disco numa toada melódica e catchy, enquanto que o single "Mein Teil" já puxa um bocado mais pelo peso com riffs de guitarra mais agressivos. Os dois primeiros temas começam bem a coisa, e continuando a escutar tudo, apanhamos mais umas numerosas boas surpresas:

- "Keine Lust": Conta com um groove bastante jeitoso e melodias muito boas mais para o fim.
- "Amerika": O mais comercial e orelhudo, entranha na memória com força.
- "Moskau": O tema lembra-me uns Paradise Lost na época do "Symbol of Life". Este conta com um conseguida introdução de uma voz feminina muito pouco comum e umas linhas de uma coisa que se assemelha com um acordeão (?).
- "Morgenstern": Um tema bastante "escuro" dos Rammstein, com umas teclas bastante conseguidas e um refrão poderoso. Um dos melhores de todo o disco sem sombra de dúvidas.
- "Ohne Dich": Balada bastante bonita onde mostra o lado mais melódico dos Rammstein.

São então estes acima, que na minha opinião são os temas a ter mais em atenção. Um disco bastante positivo e bem produzido dos Rammstein, o melhor deles a par do excelente "Mutter". O que veio a seguir perdeu um pouco a dinâmica e aquele factor de "novidade". "Mutter" e "Reise Reise" era o que aconselharia a qualquer pessoa que os tivesse a descobrir agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário