19/04/2013

GROG - Gastric Hymns Mummified in Purulency (2010) [7.5/10]

Brutalidade sem limites e compaixão.

No que toca ao nosso lusitano Brutal Death/Grindcore, os Grog são um nome de menção obrigatória. Estão desde 1991 a propagar doença, mantêm-se firmes ainda hoje em dia e não mostram intenções de acalmar a coisa por nada. "Gastric hymns mummified in purulency" não é um álbum mas sim uma compilação lançada para comemorar os primeiros 18 anos de carreira desta "besta" do Metal português.

O primeiro tema "Anal Core", trata-se de um tema nunca antes editado e gravado em ensaio que serve como preview da sua versão original que sairia posteriormente no novo disco de originais dos Grog. Apesar de soar brutalmente bem mesmo sendo uma "rehersal track" tal como indica na contra-capa, a malha acaba de um modo um pouco anti-climático com um fade-out demasiado rápido e aparecido do nada.

Todas as faixas que se seguem são dividas em cinco capítulos (exceptuando a última). No primeiro capítulo está novamente um tema novo em versão demo que tal como "Anal Core" viria a sair em "Scooping the Cranial Insides". A bateria está bastante veloz e repleta de excelentes blast-beats, a voz gutural está bastante demente e a guitarra e baixo descolam riffs de pura podridão old-school. Este tema tem todos os elementos que caracterizam bem o som da banda.

No segundo capítulo temos um "Studio Rehersal" de 1996. São 7 temas repletos de velocidade, muito bons riffs de Death Metal que se completam com a tremenda bateria e com as desumanas vocalizações. Um capítulo muito interessante para os fãs da banda que têm uma boa captação de um antigo ensaio no estúdio deste quarteto dos diabos. Brutal Death/Grind muito bom com influências de uns primórdios Carcass e Napalm Death.

Capítulo numero três... Estão lá incluídas três interessantes covers. Uma versão impiedosamente violada de "Death Comes Ripping" dos Misfits gravada em 2006, "Introtyl" dos Agathocles e "Murder" dos Extreme Noise Terror gravadas já há mais tempo (1996). Todas as três tem uma ambiência bastante punk/hardcore capaz de fazer voar dentes num mosh... Com o óbvio elemento death/grind adicionado pelos Grog, no mosh talvez voassem cabeças e tudo.

No próximo capítulo os Grog re-editam o EP ao vivo de 1995 "Stabwounds On Your Throat". Mais 4 temas de peso duro e crú com uma qualidade de gravação mais "low-fi" aqui.

"Chapter V" é o ultimo capítulo desta compilação e termina a coisa em grande com uma excelente gravação de um concerto mais recente dos Grog de 2008. Isto conta com temas de todas as épocas da banda que até então já contava com 5 demos, 1 EP, 1 split-cd e 2 álbuns na sua discografia. É aqui que notamos o quão madura esta banda é, com os seus melhores temas gravados numa muita energética e competente devastação ao vivo.

A última faixa (e vigésima sétima do disco!) é uma gravação ao vivo de um tema da primeira demo que tem o mesmo nome da banda. É apenas uma micro-track de 4 segundos à laia da famosa "You Suffer" dos Napalm Death.

Uma coisa obrigatória para os fãs dos Grog e um bom registo para quem não os conhece também, dando uma excelente introdução à extrema banda portuguesa que merece todo o respeito que lhes é atribuído. 



Sem comentários:

Enviar um comentário