30/05/2013

SEPULTURA - Against (1998) [6.5/10]

E começam os "novos" Sepultura. 

Primeiro disco dos Sepultura sem o seu adorado front-man Max Cavalera, que por este ano teria mais sucesso de vendas com o disco de estreia dos Soulfly, do que os Sepultura com este "Against". Foi portanto uma fase complicada para a banda que se estava tentando afirmar com Derrick Green, o novo líder. A sonoridade manteve-se mais na linha de "Chaos A.D." e "Roots", com os Sepultura a continuar na aposta do Groove e hardcore mais do que na velocidade e no thrash que anteriormente faziam.

Nos últimos quatro discos dos brasileiros, os temas de abertura foram sempre músicas bastante fortes: "Beneath The Ramains", "Arise", "Refuse/Resist" e "Roots Bloody Roots"... Em "Against" e infelizmente, o tema de abertura não passa de um tema banal e genérico com feel hardcore de 2 minutos (que nada prevaleceu). O single "Choke" tem alguns bons riffs e uma boa percussão, mas perde-se um bocado na repetição e no aborrecimento. Na verdade, isto acontece com quase todos os temas... Pescam-se algumas ideias porreiras mas não há nada que se sobressaia muito. Vai tudo ficando perdido no meio das repetições e os temas tornam-se até um bocado enfadonhos até... Não conseguem cativar, que é coisa que os "antigos" Sepultura sempre fizeram e tão bem. 

De constatar duas participações que os Sepultura fizeram para apimentar um bocado este mal temperado "Against". João Gordo (dos Rastos de Porão) berra em "Reza" num tema bastante curto e hardcore que bem podia pertencer aos Ratos de Porão... Assim como acontece com a outra participação: Jason Newsted (ex-baixista dos Metallica) que se empresta em "hatred aside". Um tema com bastante cheiro a Metallica e ao seu primeiro disco "Kill Em All", quer pelos seus riffs, pela sua atitude e até pelo solo de guitarra.

Apesar de não desgostar das vozes de Green, o meu tema preferido de "Against" é sem dúvida a belíssima instrumental "Kamaitachi". Tem uma ambiência muito boa causada principalmente pela percussão de Igor Cavalera e pelos acordes de Andreas Kisser... São dois grandes músicos mas parecem ter falhado no resto dos temas. Algo falta aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário