21/03/2013

EXTREME NOISE TERROR - Damage 381 (1997) [7/10]

 Peso bruto capaz de causar danos.

Aqui os Extreme Noise Terror largam quase por completo o Crust/Punk que os caracterizavam e viram para um Death Metal à boa moda antiga. É o único álbum que conta com vocalizações de Mark "Barney" Greenway dos grandes Napalm Death, banda que sigo de perto e que gosto bastante. Apesar de haver predominantes vocalizações de Barney, as suas vozes são partilhadas estranhamente com outros dois vocalistas. Esta foi uma altura um pouco confusa em que este ministro da extremidade a que chamamos de Barney, teria sido expulso dos Napalm e regressado pouco tempo depois. Aquando desse tempo fora dos Napalm, este "Damage 381" foi gravado com ele.

São dez temas que o compõem, na sua maioria curtos, pesadões e bastante directos. Melodia aqui é algo que não existe, se estão à procura de riffs engraçados e melódicos este é o álbum errado, aqui só há peso duro e crú. Nem solos de guitarras podemos ouvir aqui. Não há nada aqui que me faça abrir a boca de admiração ou que me faça agarrar-me a isto, mas também não há nada de mal. Os riffs de guitarra são violentos, a bateria e o baixo estão bem delineados e a constante dança entre as três brutas vozes diferentes fazem isto soar bastante conciso, mesmo sem solos de guitarra que por vezes até dariam um maior brilho a isto.

A ambiência instrumental caótica e agonizante lembra-me bastante os próprios Napalm Death... Quando é a voz do Barney em cima, facilmente podemos confundir um tema dos Extreme Noise Terror com um dos Napalm Death pela fase de "Fear, Emptiness, Despair".

Um destaque para o curtíssimo e pesadíssimo tema-título "Damage 381" e "Crawl" que possuiu uma arrancada bastante potente e contagiante.

Sem comentários:

Enviar um comentário