18/03/2013

NAILBOMB - Proud To Commit Commercial Suicide (1995) [6.5/10]

"Point Blank" ao vivo.

Este é o segundo e último trabalho lançado pelo projecto hardcore/industrial metal paralelo de Max Cavalera (na altura nos Sepultura) e Alex Newport (Fudge Tunnel). Como o próprio nome do disco reflecte, aqui os Nailbomb já sabiam que iam acabar e sentiram-se "orgulhosos" em cometer este suicídio comercial, acabando com o projecto.

Este é um álbum ao vivo com uma razoável gravação do único concerto que os Nailbomb fizeram. Na verdade deram também um pequeno concerto surpresa num Club antes desta maior data no festival Dynamo que é onde isto aconteceu. 

Mais tarde em 2005 foi também lançado em DVD desta prestação dos Nailbomb, que é bem mais interessante do que apenas apenas este álbum ao vivo. Os Nailbomb lançaram apenas um álbum de estúdio denominado de "Point Blank" que já foi revisto aqui, pelo que aqui é praticamente o mesmo álbum mas em versão ao vivo com uma ordem diferente. A única coisa que aqui há que não está no álbum é a cover "Police Truck" dos Dead Kennedys que foi tocada ao vivo e os dois últimos temas que foram temas de estúdio não editados até então.

Aqui em formato ao vivo os Nailbomb contaram com mais convidados para completar o raivoso instrumental, destacando-se o excelente Iggor Cavalera na bateria em quase todos os temas e Evan Seinfeld (frontman dos Biohazard) a tocar baixo no último tema do set "Sick Life".

Pouco temos a dizer da prestação ao vivo, está tudo bastante hardcore e inclui umas boas ambiências mais industriais como no álbum. Está tudo fiel a "Point Blank". Mas... quem não prefere ouvir as gravações de estúdio? Estão superiores e soam melhor do que esta gravação ao vivo que talvez só merecia ter saído em DVD.

"While You Sleep, I Destroy Your World" e "Zero Tolerance" são os dois temas de estúdios não editados que encerram o álbum. Por algum motivo ficaram de fora do "Point Blank", são algo "fracotes". São longos e bastante industriais mas há pouca coisa que nos satisfaça, parecem ter sido feitos assim à socapa e falta-lhes conteúdo. Também não gosto da produção deles, está tudo muito ruiodoso especialmente no segundo tema em que a tarola é uma irritante e constante repetição de uma espécie de guincho industrial altíssimo e desagradável.

Este projecto de pouca duração deveria ter-se ficado apenas pelo "Point Blank". Este "Proud To Commit Comercial Suicide" apesar de vir bem apresentado (com uma mensagem de "despedida" de Max e Alex no "booklet" e tudo),  no final de contas soa-nos apenas a uma espécie de uma repetição com menos qualidade.

PS: A capa da frente é uma foto do terrível e assustador episódio do suicídio em massa de "Jonestown".

Pontos altos: "Wasting Away", "Blind and Lost", "Cockroaches"
Pontos baixos:  "Zero Tolerance"

Sem comentários:

Enviar um comentário