14/03/2013

RAMMSTEIN - Mutter (2001) [8.5/10]

Rammstein no seu melhor.

Sem pensar duas vezes, este é para mim a melhor obra dos Rammstein e dificilmente será superada. Vejamos os seis primeiros temas deste maravilhoso álbum: "Mein Herz brennt", "Links 2-3-4", "Sonne", "Ich will", "Feuer frei!" e "Mutter"... São para mim os seis melhores temas que os Rammstein já criaram na sua carreira.

O primeiro tema começa com uma introdução calma e triste (a condizer com a capa do álbum que se trata de um feto morto) até vir a explosão de Groove simplista à sua moda, e com a inclusão de um arranjo de cordas muito bem conseguido que se faz ouvir e sentir em todos os refrões posteriores.

"Links 2-3-4", "Sonne", "Ich will" e "Feuer frei!" destilam riffs e melodias bastante memoráveis e conseguidas, sem dúvida que é aqui que os Rammstein estão em alta com as suas estruturas simples, riffs "catchys", ambiências incríveis e uma voz em alemã que nos soa muito bem mesmo sem percebermos patavina do que o homem está ali a dizer.

O tema-título "Mutter" é provavelmente a melhor música dos Rammstein de sempre, uma balada lindíssima com melodias vocais e de guitarra tristes, que, completadas com todos os arranjos no "background" fazem deste um tema uma coisa quase impossível de não gostar.

Depois das seis primeiras grandes faixas deste álbum, pode-se dizer que a segunda parte do álbum fica numa espécie de sombra "natural". Não querendo dizer que com isto que o resto dos temas não são bons, mas depois de uma primeira parte tão boa, temos a sensação que já nem precisamos de mais nada.
Este álbum para os Rammstein é o que um "Reign In Blood" é para os Slayer ou um "Master of Puppets" é para os Metallica. Sem dúvida que todos os seus deliciosos pormenores merecem ser ouvidos com toda a atenção.

Pontos altos: Os seis primeiros temas

Sem comentários:

Enviar um comentário