Apesar deste “3” ter um nome e uma capa muito desinspiradas, é uma das minhas favoritas obras dos Soulfly. Lembro-me de o achar muito bom na minha adolescência quando saiu e hoje em dia o sentimento é o mesmo.
“Downstroy” é perfeito para a abertura deste disco, uma descarga de energia e de riffs simples e poderosos que nos sumarizam o álbum muito bem daqui para a frente. A voz de Max Cavalera está a soar bastante boa neste álbum, assim como a bateria de Roy Mayorga.
A mais conhecida “Seek N Strike” é talvez o tema mais “catchy” aqui… Tem um poder incrível de ficar gravado na memória após pouco tempo. Os “here we go…” descolam-se com todo o veneno assim como todo o Groove simplista dos Soulfly neste álbum.
“Enterfaith” é também muito sedutora, possuidora de outro riff base muito simples e “cavaleriano” mas muito bom. Refrão potente.
“One” conta com a participação especial de Cristian Machado dos Ill Nino, que partilha as vozes com Max neste tema mais “quieto” e lento que consiste praticamente num só “beat” de bateria. O riff de guitarra mais pesado do refrão lembra-nos uns Korn.
“L.O.T.M” volta a descolar toda a raiva e peso um pouco perdido em “One”. Um tema com um sabor verdadeiramente hardcore e perfeito para tocar ao vivo.
O tema seguinte é cantado em português. “Brasil”, uma interessante fusão entre um Nu Metal e uma percussão mais brasileira. A inclusão do berimbau na introdução também nos deixa muita água na boca para o que vem a seguir.
“Tree of Pain” de quase nove minutos começa muito serena e calma com uma excelente voz feminina. Lá pelo meio o tema é atropelado por um comboio cheio de peso e hardcore que depois de atropelar tudo o que tinha para atropelar, desvanece-se fazendo com que a excelente harmonia do início regresse. Um tema (de muitos) dos Soulfly dedicado a Dana Wells, afilhado de Max Cavalera que morreu bastante jovem num acidente de carro.
“One Nation” é uma boa cover dos Sacred Reich e conta até com o baterista e guitarrista da banda como convidados.
“9-11-01” é apenas uma faixa silenciosa de um minuto… Um minuto de silêncio em memória das vítimas do terrível 11 de Setembro.
“Call To Arms” tem pouco mais de um minuto e é outro tema que a par de “L.O.T.M” tem todo aquele ambiente mais hardcore e pesado, perfeito para as “moshadas”.
“Four Elements” tem um Groove engraçado e caracteriza muito bem os Soulfly neste álbum. Pelos dois minutos há ali uma quebra no peso. Entra uma serena e tribal “interlude” que acaba por ser esmagada pelo riff final.
“Soulfly III” é uma muito boa balada dos Soulfly. Aqui já estavam a manter a tradição pela terceira vez que se veio a prolongar até agora, a de incluírem em todos os discos uma balada com o nome da banda e o número do álbum. Esta é capaz de ser a minha “Soulfly” favorita de todas.
“Sangue de Bairro” é uma cover dos Nação Zumbi e segue-se de “Zumbi” uma faixa final um pouco estranha para fechar este “3”, consistindo basicamente em dois minutos de uma precursão muito brasileirada seguindo-se de uns sininhos quaisquer a tocarem por aí enchendo tempo até aos seis minutos.
Tendo a versão em digipack ainda conto com quatro bónus tracks. Uma cover dos Pailhead “I Will Refuse” que é um pouco repetitiva e chata mas é compensada pela seguinte excelente cover dos Black Sabbath “Under The Sun”. “Eye For An Eye” do primeiro disco “Soulfly” e “Pain” do segundo “Prophecy” estão aqui também em boas versões ao vivo como bónus tracks.
Não sei bem porque gosto tanto deste álbum, talvez por ser já um companheiro de longa data ou talvez pela sua simplicidade que sempre me cativou. É algo bastante original que só nos soa a Soulfly e nada mais. Aqui há algo que me faz preferir este disco em relação aos dois anteriores álbuns, não sei é bem o quê. "3" é um disco estranhamente bom.
Pontos altos: "Downstroy", "Seek N Strike", "Enterfaith", "Brasil", "Soulfly III", bonus track "Under The Sun"
Pontos baixos: Zumbi, bonus track "I Will Refuse"
Pontos altos: "Downstroy", "Seek N Strike", "Enterfaith", "Brasil", "Soulfly III", bonus track "Under The Sun"
Pontos baixos: Zumbi, bonus track "I Will Refuse"
Sem comentários:
Enviar um comentário