28/05/2013

KORN - Follow The Leader (1998) [8.5/10]

Sigam os líderes do Nu Metal.

A primeira das muitas paranoias deste terceiro álbum dos Korn é as primeiras 12 faixas serem apenas 5 segundos de silêncio. É portanto a número 13 ("It's On") que começa a interessar. Rapidamente descobrimos em "Its On" que este disco está bem melhor produzido que os anteriores "Life is Peachy" e "Korn", o som está bem mais limpo e profissional que as anteriores produções de Ross Robinson.

O êxito "Freak On Leash" é sem duvida uma malha muito bem conseguida, uma inclusão obrigatória em qualquer concerto ao vivo dos Korn. O instrumental está algo industrial e sinistro, enquanto que Jonathan Davis exibe em cima a sua voz limpa característica e muito original.  "Got The Life" tornou-se também um clássico mas nunca gostei muito deste tema, sempre o achei demasiado "alegre" desde que o ouvi pela primeira vez... Contudo é severamente catchy e penetra-nos rapidamente no ouvido (sem de lá sair tão cedo).

"Dead Bodies Everywhere" é uma muito boa malha, repleta de Groove e elementos que só os Korn sabem introduzir. Em "Childreen of The Korn" temos uma sinistra fusão entre o som típico dos Korn e o hip hop (que sempre foi uma influência da banda) de Ice Cube que participa neste tema. "B.B.K." tem uma ambiência bastante boa e refrescante, uma grande malha sub-valorizada de "Follow The Leader". "Pretty" começa bem mas depois vai caindo no aborrecimento, não é das melhores criações daqui. O que também não é das melhores criações é o tema seguinte, estou a falar de "All The Family" que conta com a participação de Fred Durst dos Limp Bizkit. Um tema um bocado acriançado que também nunca gostei muito, com uma espécie de duelo entre as duas vozes que se torna um bocado irritante.

"Reclaim My Place" é "orelhuda", mas as seguintes "Justin" e "Seed" são para mim bem melhores, especialmente a última que é outro tema bastante sub-valorizado deste disco. "Seed" tinha todas as qualidades para se tornar um clássico dos Korn... Porém, é daqueles temas que nunca se fez muito caso. "Cameltosis" é interessante e mistura novamente as influências hip hop com outro rapper convidado, este aqui com uma voz menos esganiçada do que Ice Cube e mais pausada e sinistra. Excelente instrumental nesta penúltima faixa, os Korn conseguem mesmo criar ambiências completamente diferentes. "My Gift To You" termina a coisa de um modo lento, arrastado e groovy. Como faixa escondida há uma cover marada dos Cheech & Chong intitulada de "Earache My Eye".

Existem portanto várias coisas muito boas neste álbum, principalmente a sua ambiência difícil de definir.

Pontos altos: "Freak On A Leash", "B.B.K.", "Justin", "Seed", "Cameltosis"
Pontos baixos: "All In The Family"

Sem comentários:

Enviar um comentário