E muitos anos de novelas e especulações sobre da reunião da formação original dos Sepultura que nunca se deu, Cavalera Conspiracy é o mais próximo que teremos dessa ideia muito pouco provável. Igor Cavalera que teria saído posteriormente dos "novos" Sepultura e o irmão Max Cavalera, frontman dos Soulfly e ex-frontman dos Sepultura, juntam-se em "Inflikted" para um disco de um Groove/Thrash Metal como tão bem sabem fazê-lo.
Juntamente com eles neste CD de estreia, ficaram Marc Rizzo que também acompanha Max nos Soulfly na guitarra solo e Joe Duplantier, frontman dos grandes Gojira que aqui assume o papel de baixista, se bem que adiciona (e muito bem o faz) vozes e guitarra nos temas "Black Ark" e "Ultra-Violent". Ainda em "Ultra-Violent" temos o convidado Rex Brown dos Pantera a gravar as linhas de baixo. É portanto um mega-lineup com todos os ingredientes para fazer um bom disco.
Mas... Para ser sincero, este bem podia ser um álbum dos Soulfly. Igor não usa os seus elementos mais característicos e tribais, limita-se mais a acompanhar tudo de uma maneira competente e num estilo mais hardcore/trash, não dando tanto aquela divergência do som dos Soulfly da altura que este álbum saiu... "Inflikted" soa na mesma onda de álbuns como "Conquer" ou "Omen". O facto do guitarrista solo ter sido Marc Rizzo também não ajuda a diferenciar isto dos Soulfly, por muito bom que a sua prestação seja aqui (porque é), talvez fosse interessante Max e Igor terem optado por outro bom guitarrista solo para diferenciar um bocado a coisa.
Tirando isso, temos aqui 11 temas modernos com bastante incisão no groove, hardcore, punk e thrash metal. É portanto uma mistura de "Arise", "Chaos A.D." e "Roots" dos Sepultura com o material dos Soulfly, mas sem elementos tribais. A coisa é mais directa ao assunto. Alguns temas descolam mais em mid-tempo como o tema título "Inflikted", "Terrorize" ou "Must Kill" e outros são mais acelerados como a implacável "Sanctuary", "hex" ou "Nevertrust". Não decepciona, mas também de certo não ficará para todas as eternidades nem é a melhor obra dos Cavaleras juntos.

Sem comentários:
Enviar um comentário