17/06/2013

PANTERA - The Great Southern Trendkill (1996) [9/10]

Uma cobra venenosa.

E numa altura de conflitos entre a banda e vários demónios a atribular a coisa, surge aqui aquele que é para mim o álbum mais extremo dos PanterA. A voz de Phil Anselmo nunca soou tão venenosa como soa aqui... É quase sempre tudo à base da mais pura berradeira que o homem consegue. Todo o instrumental está também tudo numa onda menos "fancy" e mais "in your face" por assim dizer. As guitarradas de Dimebag Darrel, baixo de Rex Brown e bateria de Vinnie Paul continuam sempre incrivelmente em harmonia, criando aquele ambiente que só os Pantera sabem criar.

"The Great Southern Trendkill", "War Nerve" e "Drag The Waters" são típicos temas dos Pantera, sendo o primeiro mais acelerado e os outros dois com incisão mais no Groove do que a velocidade, se bem que, continuam com a sua boa dose de violência (principalmente no que toca à voz). "10's" é mais melódica e lenta, não deixando de ser outro excelente tema. Em "13 Steps To Nowhere" a bateria assume quase um papel principal com o excelente beat e double-bass constante. 

Em "Suicide Note pt.1" e "Suicide Note pt.2" temos a colisão entre extremos. A primeira parte é uma magnifica e inspiradora balada... Muito serena e bela, com guitarras acústicas, excelentes ambiências no background e vocalizações limpas muito interessantes. Nem se quer há bateria, é mesmo tudo muito soft. O mesmo não se verifica em "Suicide Note pt.2"... É capaz de ser o tema mais pesado dos Pantera, uma completa descarga de veneno mortífero. Pouco ou nada tem as duas músicas em comum, a não ser o facto de ambas serem das melhores deste disco.

"Living Through Me (Hells' Wrath)" vai descolando numa toada mais Punk e conta também lá pelo meio com impressionantes riffs do grande Dimebag, como sempre... Esses riffs e solos geniais estão por toda a parte. "Floods" é mais lenta, muito sinistra e muito viciante. "The Underground in America" tem uma entrada extremamente catchy e poderosa, um excelente tema de Groove Metal. "(Reprise) Sandblasted Skin" fecha a coisa com mais uma boa dose letal de puro ódio e muito peso. 

Este é mesmo o disco mais hardcore dos Pantera, quase que conseguimos sentir que a banda não se estava a dar muito bem pela altura que o álbum foi gravado... "The Great Southern Trendkill" é um conflito sem fim e outra grande obra de arte dos grande Pantera.

Sem comentários:

Enviar um comentário