14/03/2013

CRADLE OF FILTH - From The Cradle To Enslave EP (1999) [7.5/10]

Um interessante e perverso EP dos Cradle.

Este EP "From The Cradle To Enslave" dos Cradle of Filth foi um dos meus primeiros contactos com esta banda... E foi quando estava-me a iniciar no Metal. Sem dúvida que eles tiveram o poder de me suscitar curiosidade, ora pelos videoclips algo "chocantes", ou pela sua imagem, mas principalmente pelo carismático Dani Filth, voz inigualável vítima de muita controvérsia (ou se gosta ou não) e vítima de muitas imitações baratas também.

O tema título de abertura é para mim um dos melhores temas dos COF e um dos que mais rodei deles. Tem uma ambiência algo macabra e sinistra, e um dos pontos fortes é o teclado, as guitarras e obviamente a voz de Dani que completada com os coros femininos tornam este tema num verdadeiro filme de terror onde no final ninguém sobrevive. Um verdadeiro clássico dos Cradle. "Of Dark Blood And Fucking" por sua vez é um tema mais pesado mas que não causa metade do impacto que o anterior causou, é um típico tema "filler" de Cradle, sem muito para dizer.

Seguem-se duas covers depois destes dois primeiros temas de originais novos. Temos primeiro a "Death Comes Ripping" dos Misfits, até tem piada para se ouvir uma vez pela piada que tem ver os Cradle of Filth a tocarem um temazinho punk e alegre que nada tem a haver com eles... Mas não passa disso. A cover seguinte é bem mais interessante, uma fenomenal interpretação de "Sleepless" dos Anathema, fiel à original mas com um toque mais diabólico à moda Cradle... Adoro a versão original deste tema e felizmente os COF não conseguiram arruinar um grande tema.

Segue-se "Pervert's Church (From The Cradle To Deprave)" que é um remix inútil do primeiro belíssimo tema e uma regravação dispensável do tema "Funeral In Carpathia" do albúm "Dusk... And her Embrace". A versão original está parecida e a ambiência do "Dusk" assenta melhor no tema, pelo que a regravação poderia ter sido substituída por outra cover interessante ou um tema novo.

Pontos altos: "From The Cradle to Enslave", "Sleepless"
Pontos baixos: "Pervert's Church" 

Sem comentários:

Enviar um comentário