13/03/2013

MESHUGGAH - Pitch Black (2013) [7.5/10]

Dez anos depois, "Pitch Black" sai de uma gruta sombria.

Bem... Não há muito com que se possa refilar aqui. Este EP digital foi disponibilizado apenas para download gratuito e foi oferecido pela editora Scion AV. Está às mãos de quem o quiser ir lá sacar ao seu website. Falando do seu conteúdo, está aqui um tema nunca antes ouvido denominado de "Pitch Black" e uma versão ao vivo de "Dancers to a Discordant System".

"Pitch Black" foi gravado em 2003 e ficou para trás, não entrando em nenhum álbum da banda. Talvez a banda se tenha arrependido de o ter arrumado na gaveta e quis agora dez anos depois fazê-lo ver a luz do dia, até porque o tema em si vale a pena. Completamente sinistro e sempre muito baseado em mid-tempo, este tema de inicio soa a uma espécie de introdução para um peso descomunal cheio de contratempos à lá Meshuggah... Peso esse que nunca chega! Fiquei sempre à espera do "estalo" que nunca apareceu. Não me impressionou de inicio, até que passado algum tempo, ouvi-lo outra vez... Apercebi-me que o tema é completamente contagiante após algumas audições. Os desenhos de guitarra no "background" e a voz distorcida neste tema fazem dele uma coisa algo macabramente bom. Não é um tema regular de Meshuggah onde o peso e indomável técnica se manifestam, é na verdade um tema bastante diferente, não deixando de ser conseguido. A voz termina cedo deixando o tema metade-instrumental onde aparecem excelentes solos de guitarra. Um tema bastante difícil de explicar, talvez "diferente" seja mesmo a palavra certa.

E quando este sinistro "Pitch Black" termina, temos também uma perfeita versão ao vivo do tema "Dancers to a Discordant System" do álbum "Obzen". Todo o peso caótico e as melodias irregulares e sombrias dos Meshuggah são sentidas a destilar neste tema de quase dez minutos. São dois temas de graça para quem os quiser, quem não gostar deles ao menos não gastou dinheiro a comprar o EP.

Sem comentários:

Enviar um comentário