Uma descarga de ódio e brutalidade.
E é aqui neste terceiro disco longa duração que na minha opinião esta banda "hardcoró-metaleira" tem o auge da sua carreira. Sou fã do anterior álbum "Perseverance", mas tudo o que veio depois deste "Rise of Brutallity" para mim perdeu um pouco o brilho e aborreceu-me.
O que é que destinge os hatebreed das outras bandas que fundem o Metal com o hardcore? Talvez a voz de Jamey Jasta seja o que os torna mais distintos e o que mais de tem de valor. É sempre furiosa e muito brutal. Deveras conseguidas todas estas vocalizações de Jasta repletas de "genes". Soam ainda mais irritadas quando são dobradas em quase todos os refrões à lá punk/hardcore.
O instrumental também é bastante brutal. Os riffs de guitarra são quase sempre simples mas bons, vagueando entre o crosshover trash metal e o hardcore, criando um ambiente cheio de Groove Metal e muito poderoso. O baixo e a bateria asseguram todo o peso profissionalmente, tendo eles mais ênfase nos inúmeros e intensos breakdowns que estão por toda a parte.
Os temas são todos curtos, de 2 ou 3 minutos e meio no máximo e até alguns com 1 minuto e tal de duração... E mais não seria preciso, iria estragar até a coisa. Os temas curtos assentam bem nos hatebreed e não imaginaria eles a fazerem músicas de 5 e 6 minutos, ia-se perder todo o feeling e começaria tudo a tornar-se repetitivo e aborrecido.
"Tear It Down" é um bom "opener" e é um tema que representa muito bem a sonoridade dos hatebreed, 50% Metal e 50% hardcore. "Straight To Your Face" e "Facing What Consumes You" sucedem e não deixam o interesse escapar, destilando muito veneno por toda a parte. "Live For This" tem mesmo cara de "single" e é talvez o mais "catchy", capaz de nos ficar sempre na cabeça após a primeira audição ("Live for this! Live! Live!"). "Doomsayer" tem um feeling bastante thrash metal por vezes. E quando se julga que estes 5 primeiros temas são o melhor que se vai encontrar e que o álbum vai cair em "mais do mesmo", surge o tema numero 9 intitulado "This is Now" que é para mim o melhor de todos e tornou-se rapidamente num clássico da banda.
Metal, hardcore, metalcore... Os hatebreed são rotulados de muita coisa, mas isso pouco interessa. "Rise Of Brutallity" é sem dúvida um bom disco e deveras pesadão... Uma descarga de ódio e brutalidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário