05/06/2013

PANTERA - Cowboys From Hell (1990) [9.5/10]

E os Pantera ficam sérios...

Este clássico é para mim, para muitos fãs e até para os próprios Pantera o primeiro álbum a sério deles... Foi aqui que tudo começou a ficar sério. Os Pantera abandonam o seu Power/Glam Metal e os seus primeiros quatro álbuns desse estilo, começando do zero com o seu inovador e muito único Groove Metal cheio de pedalada. 

O tema título abre o disco de uma maneira quase bombástica... Após o primeiro de muitos riffs geniais do grande Dimebag Darrel (ainda chamado de Diamond Darrel aqui), rapidamente percebemos que sai-nos a sorte na rifa e que coisas boas virão... E não nos enganamos, os excelentes riffs a rasgar, harmonias e fabulosos solos de guitarra estão por toda a parte.

"Primal Concrete Sledge" mostra logo a importância da maneira como Philip Anselmo inteligentemente coloca as suas vozes nos temas, tornando-os verdadeiramente cantáveis e orelhudos. Uma voz completamente diferente de tudo a que estamos habituados a ouvir... Ora temos vocalizações cleans sujas, ora temos uns agudos bastante poderosos e controlados. Grande voz. 

Em temas como "Psycho Holliday", "Domination" (que solo e breakdown no final!) ou "Shattered" notamos que a bateria de Vinnie Paul é também bastante característica, com o uso de double-bass e de toques panterianos bastante característicos. E apesar de raramente termos os baixistas a brilhar numa banda de Metal, Rex Brown é sem dúvida outra máquina dotada de técnica que muito bem acompanha tudo lá no fundo. Que quarteto que os Pantera foram...

"Cowboys From hell", "Primal Concrete Sledge", "Psycho Holliday", "Domination", "Shattered" são já as excelente malhas mencionadas.... Juntando a mais thrash "Heresy", a magnífica e melódica "Cemetery Gates" (com um gigante duelo no fim entre os guinchos da guitarra e os berros agudos "Gaaaaaaaaaaatess!") e a contagiante "The Sleep", temos aqui já muitas razões para considerar este álbum uma obra prima de todos os tamanhos.

RIP Dimebag Darrel.

Sem comentários:

Enviar um comentário